Petronet Informatica !

Nossa empresa é especializada na prestação de serviços direcionados à área de infraestrutura para tecnologia da informação, onde estamos habilitados a atuar em desenvolvimento de projetos tecnológicos diversos, que englobem soluções para redes corporativas de computadores.

REGISTRARseparador MAPA
sombra_menu




Dez coisas que você precisa saber sobre o fim do suporte ao Windows XP


Data da Publicação: 08/04/2014


O suporte ao Windows XP termina no dia 8 de abril. Isso significa que o sistema operacional da Microsoft não receberá mais atualizações de proteção ou correções de falhas de segurança no código do sistema. Isso expõe seu PC a riscos e você precisa agir. Seja para mantê-lo ou para se atualizar.

Tire toda as suas dúvidas sobre o fim do suporte a Windows XP; entenda

Windows logo (Foto: Divulgação/Microsoft)

Antes, duas perguntas básicas sobre o fim do suporte ao Windows XP precisam ser respondidas:

Por quê?

Em 2002, a Microsoft apresentou a chamada política de Ciclo de Vida do Suporte, que prevê que os produtos para empresas e desenvolvedores Microsoft, incluindo produtos Windows e Office, receberão um mínimo de dez anos de suporte (cinco anos de suporte base e cinco anos de suporte estendido). Sendo assim, o suporte ao Windows XP SP3 e ao Office 2003 deve terminar em breve.

O que isso significa?

Depois de 8 de abril de 2014, não haverão mais atualizações de segurança, hotfixes, opções de suporte assistido gratuitas ou pagas e atualizações de conteúdo técnico online, informa a Microsoft. 

Mas, será que é só isso? Veja outros dez fatos que você precisa saber sobre o assunto na lista abaixo.

1) O Windows XP continua funcionando

Na prática, tudo continua igual depois do dia 8 de abril. O usuário vai receber uma notificação mensal sugerindo que troque de sistema operacional. Mas, tenha em mente que não vai mais receber atualizações do Microsoft Security Essentials, aumentando os riscos de segurança do computador.

winxppro-2-1

2) A atualização não será fácil

Migrar para o Windows 8.1 a partir do XP não será simples. O usuário vai precisar fazer um backup dos seus dados, já que a instalação precisa ser “limpa” e não recupera seus arquivos automaticamente. 

Além disso, se escolher o caminho da compra de arquivo digital na Microsoft Store, vai precisar migrar primeiro para o Windows 8 e fazer uma atualização gratuita, em seguida, para o Windows 8.1. Provavelmente, alguns computadores jurássicos de 13 anos não irão suportar o novo Windows. Cheque sempre os requisitos do sistema. Quem sabe não é hora de comprar um computador novo?

Resultado Assistente

3) Com um pouco de sorte, comece pelo Windows 7

Se você ainda não foi com a cara do Windows 8.1, com a nova interface Modern, pode tentar a sorte e comprar um DVD com o Windows 7 para fazer a migração parcial para um sistema mais novo. Porém, os usuários não vão conseguir fazer isso pela loja online da Microsoft. Assim como a versão 8.1, a instalação do Windows 7 também precisa ser limpa. Então, será preciso fazer um backup completo.

win81

4) Adeus, Security Essentials

O Microsoft Security Essentials é o antimalware do próprio Windows XP. Se você já tem o software instalado, vai continuar recebendo atualizações até dia 14 de julho de 2015. Mas não fique achando que está plenamente protegido: a Microsoft vai parar de corrigir falhas de segurança do XP e o internauta ficará por sua própria conta e risco. Portanto, usá-lo online pode ser complicado no futuro.

securityessentials5) O Modo XP no Windows 7 também acaba

Se você era um dos saudosistas que usava o Modo XP para fazer seu Windows 7 se comportar como o sistema mais antigo, saiba que o suporte a esta funcionalidade acaba também no próximo 8 de abril.

modoxp1

6) Adeus, Office e Exchange 2003

O suporte ao Microsoft Office 2003 e ao Exchange 2003 também será encerrado junto com o fim do suporte ao Windows XP. Assim como o sistema operacional, esses dois pacotes continuarão funcionando mas não terão mais atualizações de segurança, aumentando os riscos de invasão.

Office2003_screenshot_wiki

7) Tente primeiro uma limpeza de disco

Lembra quando os HDs tinham pouco espaço? Pois é, um disco rígido maior é uma das primeiras providências que precisará tomar se quiser um novo sistema operacional da Microsoft. Os novos sistemas são mais pesados. Se preferir, use um programa como o CCleaner para ajudar na limpeza.

cccleaner

8) Não arranquem os cabelos, pequenos e médios empresários

Se você tem uma pequena ou média empresa com alguns computadores que ainda rodam o XP, deve estar em pânico. Além de trazer riscos para a segurança, ficar com o XP pode ser uma má ideia, financeiramente falando. Um estudo da Microsoft estima que, para usuários corporativos, os custos de suporte dos computadores mais antigos com XP é US$ 701 (R$ 1584) maior do que com o Windows 7. Não se preocupe – a Microsoft tem uma seção especial no site para ajudar a migração das máquinas.

custos

9) Mude de navegador

Casa de ferreiro, espeto de pau. Se o usuário escolher continuar com o Windows XP não use o Internet Explorer, já que o navegador também não receberá mais atualizações para este sistema operacional. Escolha um outro browser como o Google Chrome (que terá suporte pelo menos até 2015) ou o Opera(outro navegador da Opera Software, que não tem planos de terminar o suporte para XP).

opera

10) Você vai precisar de um antivírus novo

Instalar um antivírus é uma solução alternativa para contornar o fim do Microsoft Security Essentials. A consultoria independente AV Test listou os antivírus que continuarão a receber atualizações para o Windows XP. Instale-os sem medo. Entre eles estão os populares AVG,e McAfee.

 

Publicado Por - Tech Tudo


Voltar