Petronet Informatica !

Nossa empresa é especializada na prestação de serviços direcionados à área de infraestrutura para tecnologia da informação, onde estamos habilitados a atuar em desenvolvimento de projetos tecnológicos diversos, que englobem soluções para redes corporativas de computadores.

REGISTRARseparador MAPA
sombra_menu




O que é e como funciona o kernel; o núcleo do seu computador


Data da Publicação: 18/02/2014


O nome vem do inglês, e significa “núcleo”. Em linhas gerais, o kernel é o “cérebro” do computador. Peça fundamental dos sistemas operacionais, ele é a ligação entre o processamento dos dados e os programas. Mesmo estando presente no Windows e no Mac OS, por exemplo, ele ficou mais conhecido com o desenvolvimento do Linux. Veja como o kernel afeta o desempenho do seu computador.

Kernel está presente em todos os sistemas operacionais (Foto: Reprodução/Wikipédia)

O kernel é responsável por ser o elo do hardware (parte física) com o software (parte lógica) do computador. Em outras palavras, o principal objetivo é gerenciar o computador e permitir que os aplicativos sejam executados e façam uso dos recursos que a máquina tem. O núcleo também tem que garantir, por exemplo, que a memória RAM seja usada em seu potencial sem risco para o computador.

Assim que você liga o PC, o kernel é acionado e começa a detectar todo o hardware que ele possui e o que precisa para funcionar (monitor, placa de vídeo, etc.). Depois que o sistema operacional é carregado, o núcleo assume outras funções: gerenciar os processos, os arquivos, a memória e os dispositivos periféricos, fazendo com que ele seja o “organizador” de tudo o que acontece na máquina.

Problemas no kernel normalmente demandam a reinicialização do computador (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)

O kernel tem ainda a responsabilidade de decidir, a qualquer momento, qual dos programas que estão sendo executados no momento devem ser alocados para o processador (ou processadores). No caso de haver dois ou mais, cada um deles geralmente só pode executar um programa por vez.

Cada vez que você conecta dispositivos (um pendrive, por exemplo) ao computador, o kernel age na gestão da memória e na comunicação dos arquivos presentes nele com os programas e o hardware.

Publicado Por - Tech Tudo


Voltar